Quando queremos iniciar ou retomar a prática de exercício físico podem surgir barreiras na concretização deste objectivo.
Para ajudar a ultrapassar estas barreiras e a tornar o seu estilo de vida mais saudável, ao longo das próximas semanas, iremos dar algumas dicas para aplicar neste novo ano.
1. Definir objectivos
É fundamental estabelecer objectivos do que pretende atingir com os seus treinos. Estes devem ser realistas e concretizáveis, só assim conseguirá manter-se motivado e focado. Defina a frequência semanal de exercício com base na sua disponibilidade, condição física e objectivos de treino. Por exemplo, se está a começar a treinar após um longo período de inactividade não queira começar a treinar todos os dias para recuperar o “tempo perdido”. Opte por uma frequência semanal de, por exemplo, 2 a 3 x semana, em dias não consecutivos, e à medida que a sua condição física e a recuperação entre sessões de treino for melhorando, redefina o seu objectivo e aumente a frequência.
2. Para escolher a atividade certa para si é fundamental responder a 3 questões:
• “Gosto desta actividade?”
Pense no seu passado desportivo e relembre quais as actividades que mais prazer lhe proporcionavam. Se é a primeira vez que vai realizar exercício é muito importante escolher a actividade com a qual se identifica; não se preocupe se tiver que experimentar mais de uma actividade até descobrir a que realmente gosta.
• “Consigo realizar esta actividade?”
Tem que conseguir cumprir com os objectivos da actividade escolhida, pois só desta forma será capaz de sentir o prazer e a motivação associados à concretização da mesma.
• “Quais os benefícios para mim?”
A actividade escolhida deve promover os resultados que procura. Se tem dúvidas sobre a melhor actividade para atingir os seus objectivos ou se vai começar a treinar pela primeira vez procure apoio de um especialista do exercício para o orientar.
3. Cumprir os objectivos
Os objectivos devem ser sempre adaptados à sua disponibilidade para que seja possível cumprir. Se dispõe de 2 dias por semana para treinar, organize-se para os seus treinos!
Se ao final da tarde, quando sai do trabalho, sente dificuldade em cumprir e acaba quase sempre por deixar o treino para “amanhã”, experimente treinar logo de manhã, aconteça o que acontecer durante o dia o seu objectivo de exercício já foi cumprido. Quando surge um imprevisto e tem menos tempo para treinar, reestruture a sessão de treino e aumente a intensidade do treino.
Os objectivos são para serem cumpridos, mas lembre-se que podem ser reestruturados quando necessário.