quarta-feira, 30 de setembro de 2015

9 explicações para a sua fome insaciável



Já alguma vez pensou o porque de ter SEMPRE fome?!

Nesta publicação vamos apresentar-lhe algumas das possíveis razões...



Transtorno de compulsão alimentar periódica - Pode sofrer desta doença. A pessoa não tem controlo sobre aquilo que come e ingere grandes quantidades de comida num curto espaço de tempo. Come vorazmente, sente-se arrependida, mas não vomita.


Afoga-se em hidratos de carbono ricos em amido - Já reparou que uma bolacha consegue fazê-lo ter vontade de comer outra e outra? Pois é, os hidratos de carbono ricos em amido, como os alimentos de farinha branca e os açucarados, provocam variações grandes nos níveis de glicose no sangue. As quebras provocam essa sensação de fome intensa e levam-no a querer continuar a ingerir este tipo de comidas.


Come rápido demais - Quando se come num ápice, o estômago até pode estar cheio, mas o cérebro ainda não deu por nada. Há que dar-lhe tempo para que registe a sensação de satisfação. Comer calmamente facilita a produção das hormonas responsáveis pela sensação de saciedade. Saboreie cada garfada e lembre-se que 20 minutos é o tempo que o seu cérebro demora a receber a informação de que está satisfeito.


Salta refeições - Quanto mais tempo passa de estômago vazio mais grelina produz. Por isso, saltar refeições como o pequeno almoço ou o lanche pode ser a razão de uma fome incomensurável ao almoço ou ao jantar. O ideal será não passar mais de quatro horas sem comer.


Precisa de ingerir mais proteínas - Pode parecer uma paradoxo, mas quando se faz dieta não é boa ideia cortar nas proteínas porque isso aumenta a vontade de comer. As proteínas mantêm-se mais tempo no estômago, prolongam a sensação de saciedade e inibem o apetite.


Desidratação - Muitas vezes o cérebro confunde desidratação com fome. Essa confusão acontece no hipotálamo, a parte do cérebro que regula o apetite e a sede. Por isso mantenha-se hidratado. Se tiver fome e tiver comido há pouco tempo, beba água e espere 20 a 30 minutos. Se a fome persistir, então talvez tenha comido o insuficiente.


Medicação - Alguns medicamentos aumentam o apetite de tal forma que vai querer devorar o frigorífico. Os antidepressivos, como o Zoloft e o Paxil, e os corticosteróides, têm por vezes esse efeito secundário. Portanto, leia a bula dos fármacos que eventualmente está a tomar e converse com o médico. Talvez haja uma outra solução.


Precisa de comer gorduras saudáveis - Tal como proteína, a gordura insaturada também está intrinsecamente ligada à sensação de saciedade. Pode encontrá-la em nozes, salmão, sementes e abacate. Os especialistas do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendam que os adultos ingiram 20 a 35% das suas calorias totais diárias a partir deste tipo de gorduras, ricas em ómega-3 e ómega-6.


Stress - Quando está tenso, o seu organismo produz mais hormonas de adrenalina e cortisol. Essas hormonas levam o seu cérebro a achar que precisa de mais energia, logo mais alimentos. O stress também reduz os níveis de serotonina no cérebro, o supressor natural da fome.



Retirado de http://lifestyle.sapo.pt/

6 coisas que deve retirar do frigorífico para bem da sua saúde



A ginástica que fazemos todos os meses para conseguir juntar algum dinheiro ou mesmo para que ele chegue até ao fim do mês tem obrigado as pessoas a guardar as refeições no frigorífico para consumir mais tarde. No entanto, devemos ter em consideração o que guardamos e como o devemos fazer.


1. O tempo de armazenamento para guardar sobras no frigorífico não deve ser superior a 4 dias, pois a partir dessa altura os alimentos começam a sofrer alterações que podem causar uma intoxicação alimentar (dores de estômago, vómitos e diarreia).

2. Os enlatados, especialmente os que conteúdo ácidos, como os sumos de fruta ou tomates, podem fazer com que o metal se transfira para a comida. Esse sabor metálico pode causar sintomas adversos de curto prazo, como febre, náuseas e diarreia.

3. Consumir sopa enlatada durante cinco dias aumenta a concentração de BPA (ou Bisfenol A, usado em plásticos) na urina em mais de 1000%, em comparação com indivíduos que consumiram sopa fresca no mesmo período. O revestimento interior da lata em resina contamina a sopa provocando desregulação endócrina química, que está relacionada com a obesidade, danos no fígado e de outros problemas.

4. Muito cuidado com o bolor nos alimentos ou em parte deles. Se julga que tirar a parte que tem bolor retira a zona infectada está completamente errado. o bolor penetra profundamente abaixo da superfície da comida, especialmente para produtos como frutas. Os bolores mais expressivos indicam fungos com raízes profundas que espalharam substâncias tóxicas nos alimentos, pelo que é mais seguro não usar o alimento inteiro. O bolor produz esporos, que em ambiente seco de um frigorífico se espalham pelo ar, provocando o contágio de outros alimentos.

5. O bacon e carnes frias são alimentos processados que aumentam o risco de cancro do pâncreas. Por cada 50 gramas de carne processada consumida diariamente, como bacon, carnes frias e salsichas o risco aumenta em 19% os risco desta doença. A solução passa por substituir este género de carne por fresca, criada de forma natural (frango ou peru, por exemplo), assada ou grelhada, ou optar por outra proteína mais a gosto.

6. A margarina quando consumida em grandes quantidades aumenta o mau colesterol (LDL) e diminui o colesterol bom (HDL). 



terça-feira, 29 de setembro de 2015

3 razões para consumir proteína depois do treino



Saiba porque razão devemos ingerir proteína após o treino.

O seguinte vídeo explica de uma forma clara e sucinta.

http://videos.sapo.pt/oJzV1ZRaYKf39s5zpJ5Z

Chia - Benefícios e Utilizações



Muito se tem falado das sementes de chia mas sabemos realmente quais os benefícios e o uso que podemos dar a este superalimento?!

Após ler esta publicação penso que a resposta será SIM.


A chia é uma semente muito antiga que era consumida pelos astecas com a finalidade de lhes aumentar a resistêmcia física. É uma fonte de ácidos gordos, omega-3, fibras, proteína e anti-oxidantes.

A chia actualmente tem sido muito estudada pois tem um enorme potencial alimentício que ainda não está muito explorada na culinária mundial. No entanto, já se utilizam estas semente para enriquecer pães, bolos e barras de cereais.


Propriedades e Benefícios:

1. Provocar a saciedade dado o seu efeito mucilaginoso – retém muita água, aumentando até 20 vezes o seu volume o que provoca a saciedade pois preenche o estômago. Porém, também pode provocar, pelo mesmo efeito, a obstipação quando a quantidade de água que se bebe é pouca ou insuficiente;


2. Rica em ômega-3, cálcio, magnésio,manganês e fósforo, proteínas, fibras e antioxidantes;


Nutrientes:

1. Teor de vitamina C 7 vezes mais elevado do que o das laranjas;

2. Teor potássio 2 vezes maior do que o das bananas;

3. Teor de ferro (9,9 miligramas por 100 gramas) é 3 vezes mais do que o que existe no espinafre;

4. Contem selênio,magnésio e zinco, próvitamina A, vitaminas E, B6 e ainda niacina, riboflavina e tiamina;


Faz bem à:

1. Controle dos níveis de açúcar no sangue, ajudando a reduzir o ganho de peso;

2. Problemas cardiovasculares;

3. O seu teor de aminoácidos, vitaminas e sais minerais contribui para dar ao corpo um grande nível de energia;

4. Controle da hipertensão arterial, colesterol;

5. Perda de peso;


Como usar:

1. Adicionadas aos cereais matinais;

2. Tempero para saladas, massas, arroz, cevada, milho painço, quinoa, feijão e outros grãos;

3. Batidos de legumes ou de frutas;

4. Excelente complemento para doces servindo para se acrescentar à massa de bolos e biscoitos;

5. Finalização de sopas e cremes verdes.

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Conselhos para preparar a lancheira do seu filho




Começou hoje mais um ano escolar e a Sic Noticías fez uma pequena entrevista à Nutricionista Dª Zélia Santos, para que seja mais fácil para os pais fazerem os lanches dos seus filhos.

A reportagem pode ser vista através do seguinte link:

http://sicnoticias.sapo.pt/programas/edicaodamanha/2015-09-21-Conselhos-para-preparar-lanche-saudavel-para-a-escola

domingo, 13 de setembro de 2015

Alimentos que mantêm o cabelo com um aspecto saudável

É normal que em certas alturas do ano o nosso cabelo fique fraco e desvitalizado e consequentemente caia.

A queda de cabelo pode ser agravada por uma alimentação pobre em nutrientes e vitaminas: principalmente em zinco, ferro, vitamina A e vitamina C. O stress e ansiedade são também um factor muito importante. Outros factores que podem potenciar a queda de cabelo são: a anemia; o uso de produtos químicos no cabelo; período pós-parto; factores genéticos; menopausa e andropausa; a toma de alguns medicamentos, tais como a varfarina, isotretinoína, heparina, beta-bloqueadores e anfetaminas.

Para termos um cabelo forte e saudável devemos ingerir alimentos que lhe forneçam as vitaminas e minerais necessários, tal como mostra a seguinte imagem.


Vamos substituir alimentos...

E então, vão experimentar?

Alguns erros na confecção que podem comprometer a nossa saúde

Veja as consequências de alguns erros que cometemos na nossa alimentação... Vamos aproveitar as dicas, para substituir o sal e o açúcar que tanto mal nos fazem e começarmos a ter um estilo de vida mais saudável.


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...