quarta-feira, 30 de setembro de 2015
9 explicações para a sua fome insaciável
Já alguma vez pensou o porque de ter SEMPRE fome?!
Nesta publicação vamos apresentar-lhe algumas das possíveis razões...
Transtorno de compulsão alimentar periódica - Pode sofrer desta doença. A pessoa não tem controlo sobre aquilo que come e ingere grandes quantidades de comida num curto espaço de tempo. Come vorazmente, sente-se arrependida, mas não vomita.
Afoga-se em hidratos de carbono ricos em amido - Já reparou que uma bolacha consegue fazê-lo ter vontade de comer outra e outra? Pois é, os hidratos de carbono ricos em amido, como os alimentos de farinha branca e os açucarados, provocam variações grandes nos níveis de glicose no sangue. As quebras provocam essa sensação de fome intensa e levam-no a querer continuar a ingerir este tipo de comidas.
Come rápido demais - Quando se come num ápice, o estômago até pode estar cheio, mas o cérebro ainda não deu por nada. Há que dar-lhe tempo para que registe a sensação de satisfação. Comer calmamente facilita a produção das hormonas responsáveis pela sensação de saciedade. Saboreie cada garfada e lembre-se que 20 minutos é o tempo que o seu cérebro demora a receber a informação de que está satisfeito.
Salta refeições - Quanto mais tempo passa de estômago vazio mais grelina produz. Por isso, saltar refeições como o pequeno almoço ou o lanche pode ser a razão de uma fome incomensurável ao almoço ou ao jantar. O ideal será não passar mais de quatro horas sem comer.
Precisa de ingerir mais proteínas - Pode parecer uma paradoxo, mas quando se faz dieta não é boa ideia cortar nas proteínas porque isso aumenta a vontade de comer. As proteínas mantêm-se mais tempo no estômago, prolongam a sensação de saciedade e inibem o apetite.
Desidratação - Muitas vezes o cérebro confunde desidratação com fome. Essa confusão acontece no hipotálamo, a parte do cérebro que regula o apetite e a sede. Por isso mantenha-se hidratado. Se tiver fome e tiver comido há pouco tempo, beba água e espere 20 a 30 minutos. Se a fome persistir, então talvez tenha comido o insuficiente.
Medicação - Alguns medicamentos aumentam o apetite de tal forma que vai querer devorar o frigorífico. Os antidepressivos, como o Zoloft e o Paxil, e os corticosteróides, têm por vezes esse efeito secundário. Portanto, leia a bula dos fármacos que eventualmente está a tomar e converse com o médico. Talvez haja uma outra solução.
Precisa de comer gorduras saudáveis - Tal como proteína, a gordura insaturada também está intrinsecamente ligada à sensação de saciedade. Pode encontrá-la em nozes, salmão, sementes e abacate. Os especialistas do Centro de Controlo e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos recomendam que os adultos ingiram 20 a 35% das suas calorias totais diárias a partir deste tipo de gorduras, ricas em ómega-3 e ómega-6.
Stress - Quando está tenso, o seu organismo produz mais hormonas de adrenalina e cortisol. Essas hormonas levam o seu cérebro a achar que precisa de mais energia, logo mais alimentos. O stress também reduz os níveis de serotonina no cérebro, o supressor natural da fome.
Retirado de http://lifestyle.sapo.pt/
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário