Hoje vamos falar da quinoa. Já conhece?!
A quinoa é considerado o melhor cereal do mundoooo...
A qualidade de proteínas que a quinoa possui é comparável às fontes de origem animal, não pela quantidade, mas pela junção de vários tipos proteicos que oferecem tudo o que o organismo necessita. Outras propriedades importantes vem sendo descobertas enquanto avançam as pesquisas, como a dupla lisina e metionina, que são encontradas no arroz com feijão e consideradas uma combinação nutricional perfeita. Sendo a lisina especial ao desenvolvimento intelectual e motor de crianças.
Ela é rica em zinco, cálcio e ferro, a concentração deste, garante aos pesquisadores que o consumo da quinoa seria responsável pelo fim da anemia. Seus fitoestrógenos também mantém a osteoporose afastada das mulheres após a menopausa, já que cumprem o papel da hormona feminina.
Outra característica especial desse grão é que não possui glúten, como outros cereais, o que possibilita a ingestão por celíacos (pessoas com alergia ao glúten). Pessoas que praticam desporto são grandes beneficiados, já que a quinoa recupera as fibras musculares e possui pouca gordura e colesterol e é de fácil digestão.
Como pode ser cozinhada?
Ingredientes:
½ chávena de chá de quinoa em grãos
1 colher de sopa de manteiga de óleo de coco ou 1 colher de sopa de azeite
1 cebola pequena picadinha
1 dente de alho picadinho
Sal e pimenta a gosto
Preparação:
A quinoa deve ficar entre 6 a 12 horas de molho em água filtrada. A água deve ser o suficiente para cobri-la totalmente. Coloque umas gotinhas de limão na água. Antes de cozinhar, escorra os grãos numa peneira e depois reserve.
Refogue a cebola e o alho no azeite em lume brando, adicione um pouquinho de água se necessário, mas não deixe queimar, adicione então a água e a quinoa. Tape a panela e deixe cozinhar por aproximadamente 20 minutos ou até que a quinoa esteja cozida.
A quinoa preparada assim, pode ser usada em vez do arroz. Mas também pode ser usada na salada (sempre cozida), e onde a sua imaginação e paladar permitirem ;)
Sem comentários:
Enviar um comentário