Pela primeira vez em 15 anos a pirâmide dos alimentos foi alterada na Austrália. Esta nova pirâmide inclui alimentos como a quinoa, cuscuz, tofu e leite de soja. E retira o açúcar, sal e as gorduras saturadas.
E porque que surgiram estas alterações? É a pergunta que muitos fazem. Bem acho que a resposta está à nossa volta. Cada vez comemos pior, as crianças têm cada vez mais peso e doenças que antigamente se designavam de doenças de adultos.
O sal e o açúcar foram completamente banidos da pirâmide pois não fazem nenhuma falta, já se encontram na comida em quantidade suficiente. O excesso de sal e açúcar são responsáveis pelo aumento de doenças cardiovasculares, diabetes tipo 2 e alguns tipos de cancro. Por isso quanto menos os ingerirmos melhor. A forma de colmatar o que chamamos de comida "sem sabor" é fazer-se a adição de ervas e especiarias. Estas dão um óptimo gosto à comida sem serem prejudiciais à saúde.
As únicas gorduras que estão presentes na nova pirâmide dos alimentos, são as gorduras saudáveis, como o azeite, por exemplo. O resto das gorduras saturadas, nomeadamente a manteiga são para serem excluídas da nossa alimentação.
70% da nossa alimentação deve ser baseada em fruta, vegetais, leguminosas e cereais integrais (arroz castanhos, quinoa e aveias).
O lactícinios e proteínas devem ser consumidos de forma moderada. Devemos optar sempre por produtos lácteos magros de forma a evitar as gorduras saturadas. Ou então, podemos substituí-los por leite de soja, de arroz ou de cereais.
Devemos dar preferência às carnes magras. Os vegetarianos podem substituir a carne e o peixe por ovos, tofu ou leguminosas ricas em proteínas.
A meu ver esta pirâmide dos alimentos é bem mais equilibrada e se a seguirmos veremos bastantes benefícios na nossa saúde.
Sem comentários:
Enviar um comentário