Finalmente consegui ver a reportagem realizada pela SIC "Somos o que comemos" e fiquei encantada com a qualidade e com os conteúdos transmitidos. Todos nós deviamos ter um bocadinho para a ver, principalmente quem tem filhos, sobrinhos, crianças que lhe são próximas.
As quantidades de açúcar e sal que ingerimos diariamente são monstruosas e a maior parte das vezes nem temos essa noção.
Os açúcares presentes nos alimentos podem vir "disfarçados" nos rótulos com diferentes nomes tais como: glícidos, dextrose, maltose, maltodextrina, frutose ou xarope de milho. É muito importante a leitura dos rótulos para sabermos o que estamos a ingerir. Todos os alimentos processados contêm açúcares, por isso é cada vez mais importante o consumo de alimentos não processados.
Cada vez mais cedo as crianças Portuguesas estão a ter as doenças até agora chamadas de "doenças dos adultos". Encontram-se crianças com diabetes tipo II, hipertensão arterial, colesterol e ácido úrico aumentado, cancro...
Onde vamos parar...
O número de pessoas que morrem em Portugal por diabetes aumentou significativamente ao longo dos anos e estes números refletem a má alimentação que temos vindo a ter.
42% da nossa população sofre de hipertensão arterial e 61% tem excesso de peso...
O exercício físico deveria ser mais estimulado junto das crianças mas os pais dizem ter pouco tempo e o que vemos é crianças em frente à televisão ou a jogarem nas psp. Esta vida sedentária não ajuda em nada a diminuir os defices alimentares das nossas crianças. Uma criança que faça exercício físico tem menor risco de desenvolver diabetes, tem melhor saúde óssea, apresenta valores de pressão arterial mais saudáveis, menos teor de gordura no sangue, maior aptidão cardiorespiratória e uma auto-estima mais elevada que as crianças que têm uma vida sedentária.
Também se falou na reportagem que as crianças que ingerem mais açúcares são as que ingerem menos frutas e legumes, sendo prejudicadas duplamente. Pois perdem as propriedades deste tipo de alimentos.
Para além disso, a epóca em que estamos também influência o teor nutricional de cada alimento como podem ver na seguinte imagem.
Este é um breve resumo da reportagem. Para os mais interessados deixo o link no qual podem aceder à reportagem completa. Espero que gostem tanto como eu =)